Páginas

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Capitão Óbvio afirma: Personagens da ficção podem alterar atitudes de leitores.

Depois de um mês de férias, volta o Árabe Doido e quem me conhece sabe que há uma coisa que adoro fazer: criticar e se possível ridicularizar certas coisas ou pessoas que façam por merecer. Crentes e psicólogos são meu prato preferido, mas essa é uma outra história.

Pois é o que venho trazer hoje: das profundezas da obviedade, surgem eles, os psicólogos americanos para descobrir depois de extenso estudo algo que quqlquer um sabe: que ao ler um livro, o leitor pode incorporar em sua vida determinadas emoções, pensamentos e crenças dos personagens.

Rápido, olhem lá para o céu! Ele está vindo! É o Capitão Óbvio!!! Além dessa notável descoberta, ele veio trazer mais uma informação: que a terça-feira vem depois da segunda-feira, desde que ambas sejam da mesma semana.


O que foi que eu fiz de errado para ser agraciado com tamanha obviedade? A conclusão citada acima (a referente aos livros) é do Capitão Óbvio de psicoretardados psicólogos americanos, após uma série de experiências sobre como a ficção interage com o público.

A notícia diz que eles estavam com muito tempo livre para gastar os pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio examinaram um fenômeno conhecido como “tomada de experiências”, que acontece quando o leitor incorpora emoções, pensamentos e crenças de um personagem como se fossem seus e descobriram a obviedade máxima: que esse fenômeno causa mudanças reais no comportamento, ainda que essas mudanças sejam temporárias.

Agora, eu faço o questionamento: Por que diabos eles precisaram de um estudo para descobrir uma coisa assim, que para todos aqueles que já se deram ao trabalho de parar para ler alguns livros, é mais que observada? Até já vi isso acontecer com quem assistiu a filmes que marcaram.

Para completar, a cereja do bolo é a parte em que eles dizem que não são todas as experiências de leitura que causam esse fenômeno, que é preciso alguns requisitos para que ela aconteça. Os requisitos são um blá, blá, blá pomposo, mas em resumo é necessário que a leitura seja marcante para o leitor. Me ajude Capitão Óbvio,que eu estou para vomitar.

Depois, sou criticado por denegrir a profissão dos psicólogos. Mas respondam sinceramente: esses aí precisam de mim para denegrir seu trabalho?

Claro que certas pesquisas aparentemente inúteis devem ser incentivadas exatamente pelos benefícios secundários que podem vir a trazer. Nunca se sabe quando é que alguém acidentalmente vai esbarrar em uma descoberta maior que resolva outros problemas. O que questiono aqui é a necessidade de se conduzir uma pesquisa sobre algo que qualquer um sabe, cuja conclusão e resultado esperado são óbvios, basta olhar em volta.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/05/personagens-da-ficcao-podem-alterar-atitudes-de-leitores-diz-estudo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leiam as Regras e entendam-nas antes de comentar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...